top of page
retrober-20.jpg

"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade"

​

Renato Russo.

ELEMENTO.png

Um pouco sobre mim

Olá, 

 

Queria aproveitar este momento pra você conhecer um pouquinho sobre mim. Sou um homem negro, natural de Nova Iguaçu-RJ, na Baixada Fluminense. Me formei em psicologia pela Estácio-RJ no ano de 2007, sendo o primeiro do meu núcleo familiar a acessar o nível superior, condição muito comum entre famílias negras e periféricas. Em seguida me especializei em Psicoterapia Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa, em 2010, pela FUMEC-MG. Desde 2011 atuo como psicólogo nas Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde, atuando diretamente numa realidade que conhecia desde a infância: famílias de baixa renda, territórios vulneralibilizados e situações de violência. 

 

Em 2023, para alinhar minha experiência profissional a uma importante bagagem teórica, conclui uma nova pós graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social pela PUC-PR. A partir de então tenho me dedicado, além de minha atuação nos serviços, à edição de textos onde compartilho um pouco das reflexões e inquietações que me acompanham ao longo dos últimos anos.  

 

Como psicólogo nas Políticas Públicas, meu campo de atuação sempre esteve voltado ao acolhimento à população de maior vulnerabilidade: População em situação de rua, mulheres vítimas de violência. Também trabalhei com crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, em acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa, experiência esta publicada no Livro: Abordagem Centrada na Pessoa e Algumas de suas Possibilidades (São Paulo: All Print Editora, 2020), do qual muito me orgulho em fazer parte junto com outros colegas queridos. [clique aqui para comprar o livro]

 

 Em paralelo a minha atuação nas Políticas Públicas, sigo meu trabalho como psicoterapeuta, ofertando espaço de acolhimento e escuta qualificada, sobretudo a partir de uma clínica racializada, problematizando os impactos do racismo na saúde mental de pessoas negras. Tenho enfatizado que não há verdadeiramente uma atenção à saúde mental que não contemple a dimensão do racismo e seus impactos em nossa sociedade. Sinto-me cada dia mais motivado em acolher pessoas e tentar construirmos juntos um caminho de muitas possibilidades. 

 

Roberto Leal

Psicólogo

CRP: 06/144.294

bottom of page